segunda-feira, 18 de maio de 2015

Roendo as Unhas

Faz um tempinho que não posto no Blog, mas resolvi voltar com um assunto que é muito comum. Muitas pessoas me perguntam sobre, então resolvi traze-lo para vocês.
O hábito de Roer as Unhas!!!



Sim. Uma mania que muitas pessoas têm e confesso que um dia já tive também, mas consegui me livrar.
Não. Infelizmente não há nenhum truque mágico para acabar com essa mania. Colocar esmalte de pimenta? Passar pomada com gosto ruim? Isso não é muito funcional para 90% das pessoas. Para aquelas que gostam de roer unhas e tem esse hábito muito forte, nem esses ''remédios milagrosos’’ adiantam.

Então, como fazer?


Bom, primeiramente acho que seria bom explicar para vocês o que é roer as unhas e os seus Efeitos Colaterais. Para isso, chamaremos a boa e velha Wikipédia:




Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ouroeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônica é utilizado clinicamente.

Efeitos colaterais negativos
Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.

Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.

Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.

Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas.



Então, podemos perceber que é um hábito nada legal, né?
Que tal tentarmos um jeitinho de reduzi-lo ou quem sabe até para-lo?

Como eu disse, não existem remédios milagrosos e nada que possamos fazer que certamente (100%) irá para-lo. Porém existem alguns truques que você pode fazer para tentar eliminar este problema da sua vida, que dependem apenas de você mesma.

Aqui vão algumas dicas que pesquisei e acho que podem ajudar:
Fonte: www.dicademulher.com.br

1) Cuide do seu emocional

   Na maioria dos casos, o hábito de roer unhas surge por causa de problemas como ansiedade e estresse. Então, um dos passos a se tomar para eliminar este problema é investir na diminuição da ansiedade e tentar reduzir qualquer tipo de estresse em sua vida.

   Além disso, essa ajuda de controlar a ansiedade, auxiliará não apenas em relação a suas unhas, mas também pode ajudar a melhorar muitas coisas em sua vida, evitando maiores problemas de saúde, principalmente.

   Fique atenta para saber quais são os momentos em que você mais rói unha. Se quiser, pode pedir ajuda a quem convive com você, pois normalmente os outros percebem melhor nossos costumes, do que nós mesmos - afinal já estamos habituados aquilo. Percebendo quais são os momentos ou situações que levam você a roer unha, o próximo passo então é se policiar e se controlar.


2) Tente Relaxar

   Procure fazer atividades que proporcionam relaxamento. Em momentos de muita tensão, tente respirar fundo, tomar um copo d'água ou dar uma volta pelo local onde está para tentar se acalmar. Outras dicas de relaxamento incluem praticar atividades como yoga e caminhada.


3)Use as unhas a seu favor

   Como eu disse, para 90% das pessoas certos ‘’remedios’’não funcionam. Mas para você que nunca testou, quem sabe um esmalte inibidor, que tem um gostinho amargo pode te auxiliar a evitar roer as unhas

   Outro método é manter suas unhas sempre bem feitas e caprichadas! Quando a unha está feita e colorida, é mais fácil lembrar que nao deve roer e conseguir se controlar.Existe ainda uma outra alternativa: unhas de gel ou silicone. Esta pode ser uma ótima alternativa, afinal uma vez que suas unhas estão maiores, bonitas e bem cuidadas - além de mais resistentes - roê-las se torna menos interessante.
 
Para poder se encorajar e nunca mais voltar a roer as unhas, quem sabe fotografa-las nao seja uma boa ideia? Vai que dessa maneira a foto sirva de inspiração e você nao volte mais a roê-las. 

                          ---------------------//---------------------

Meninas, uma coisa posso dizer a vocês, essas dicas acima (como a 1 e 2) podem ser eficientes, basta ter forca de vontade. Eu sou uma pessoa super ansiosa e acabo sofrendo com isso por vários motivos. A melhor coisa é saber como poder controlar essas situações para não serem prejudiciais à você mesma e à sua saúde.

Bom, nada disso é certo também, mas espero que talvez alguma dessas dicas sirvam para vocês ou pelo menos de inspiração para se tentar algo diferente, para você que quer se livrar desse hábito.

Espero que tenham gostado. Já já volto com mais dicas para vocês de Unhas! ;)

Sigam nossas redes sociais no Facebook e no Instagram! Lá divulgamos sempre que sai um post novo!

Facebook:www.facebook.com/riscodeunha
Instagram: @riscodeunha
  
        Beijooos,




Nenhum comentário:

Postar um comentário